O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Sexta feira, 24 de novembro de 2023


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1948 – A Caixa Econômica informa estudos para a criação de agências nos Territórios, inicialmente anexas às repartições locais do Ministério da Fazenda.
1967 – Entidades empresariais de Guajará-Mirim denunciam ao governador Assumpção Cardoso exigências do cônsul do Brasil em Guayara-Merin, prejudiciais à economia da fronteira.
1977 – Instalação do município de Pimenta Bueno.
1981 – Na coluna “AM na Rua”, figuras populares em Porto Velho, a doceira Dona Ester e Dona Violeta, vendedora de salgadinhos, desde 1910 na cidade, ambas barbadianas, aniversariando hoje, 90 e 95 anos.
1984 – Seguiu para Guajará-Mirim a locomotiva que deve ser usada em viagens turísticas entre aquela cidade e a localidade de Bananeiras.
COMEMORE
Dia Nacional da Cultura Científica. Dia do Quadro Auxiliar de Oficiais (QAO).
Católicos celebram São Crisógono, Santos André Dũng Lạc e companheiros mártires,
BRASIL
1874 – Nasce Charles Miller (+ 1953) a quem se atribui a introdução do futebol no Brasil. 1631 — A cidade de Olinda é incendiada pelos holandeses.
MUNDO
1831 — O físico Michael Faraday (ING) anuncia a descoberta da lei do eletromagnetismo (Lei Faraday ou da Indução). 1859 – A 1ª publicação do livro “A Origem das Espécies”, de Charles Darwin. 2016 – Na Colômbia o governo e as FARC assinam um tratado de paz.
FOTO DO DIA
A TERRA DO VICENTE HOMEM
Pimenta Bueno, a 520KM distante de Porto Velho, via rodoviária, uma das estações telegráficas implantadas por Rondon, foi a segunda cidade criada pelo patrono do Estado – a primeira foi Vilhena, coma economia baseada na garimpagem e na extração da seringa.
Pimenta teve um “coronel”, o mineiro Vicente Homem Sobrinho, que como muitos, veio em busca de oportunidade na grande corrida colonizadora dos anos 1965/90.
“Seu” Vicente, ou como tamb[em chamavam “coronel” Vicente, desde sua chegada ao lugar tornou-se uma liderança, e em 1977 quando Pimenta foi instalado como município, já era o administrador local, continuando como prefeito nomeado e só com a posse do primeiro prefeito eleito, em 1983, “Seu” Vicente saiu.
Logo depois foi eleito, e reeleito, deputado estadual, sempre mantendo uma liderança grande na região, que em 1926 era ocupada apenas por 24 pessoas.
A população em 2022 era de 36 mil habitantes, e o gentílico é pimenta-buenense, conforme o IBGE.
Foto: Pimenta Bueno em 1965, a vila cortada pela BR-29, toda ainda de barro, e no canto à esquerda uma rural willys indo rumo a Porto Velho.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo