O Dia na História

O DIA DA HISTÓRIA

Domingo, 10 de dezembro de 2023


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1917 – É domingo o “tira-teima” da “melhor de 3 entre União Sportiva x Ypiranga, valendo um troféu. Nos 2 jogos na anteriores, empates de 0x0. Ainda na cidade o show de ilusionismo da TroupeSantele.
1979 – Lei Federal 6.750 cria a Comarca de Ji-Paraná, a primeira da BR-364 em Rondônia.
1984 – Matéria dos jornalistas Paulo Correia e Rubens Nascimento, no garimpo de cassiterita de “Campo Novo”, mostra: até a segurança de controle, na única estrada de acesso, só libera quem paga um cachê.
1987 – Dois anos após o assassinato do joalheiro Raimundo Abreu, uma testemunha muda o depoimento. Conta que foi obrigada, por um policial a denunciar pessoas não envolvidas no crime.
2003 – Falece o pioneiro Clodomir Queiroz de Lima, o “Amiguinho”, que nos anos1940 descobriu veio de diamante no Rio Machado e provocou o crescimento da, mais tarde, cidade de Ji-Paraná
COMEMORE
Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Dia Universal do Palhaço.
Dia da Inclusão Social. Dia da Bíblia.
Católicos celebram Nossa Senhora de Loreto (padroeira dos aviadores) São Melquíades, São Gregório, São Mauro, São John Roberts
BRASIL
1572 – O Brasil é dividido em governos gerais: Norte (capital em Salvador) e Sul (Rio de Janeiro). 1916 – Implantado no Brasil o Serviço Militar obrigatório. 1920 – Nasce Clarice Lispector (+ 1977), grande nome da nossa literatura.
MUNDO
1520 — Martinho Lutero queima, em Vitemberga (ALE), a bula de excomunhão decretada contra ele pelo Papa Leão X. 1896 – Morre Alfred Nobel (n. 1833), patrono do Prêmio Nobel. 1901 – A 1ª entrega oficial do Prêmio Nobel em Estocolmo e Oslo. 1999 – A Associação Médicos sem Fronteiras recebe o Prêmio Nobel da Paz.
FOTO DO DIA
ACIMA, O RIO E A EFMM
Em 1982 o rondoniense, nativo ou não, se prepara para a primeira eleição estadual – deixou de ser Território há alguns meses apenas e conforme a lei 41, que deu nova denominação a Rondônia, agora Estado, ao contrário dos outros 22 já existentes, não escolherá, pelo voto, seu primeiro governador.
A capital, Porto Velho, que vem recebendo um fluxo cada vez maior de novos moradores, não apenas mudanças de famílias da própria região, mas também quem está chegando pelo Cetremi, em Vilhena, conforme registram os relatórios do órgão, e os garimpeiros que desistem do minério e buscam novas atividades econômicas na zona urbana.
Em 1985 Porto Velho já contra com uma estrutura de ônibus urbanos e logo depois sua estação terminal está num dos locais históricos da cidade, e já com um bom fluxo de veículos devido à explosão demográfica.
O terminal (FOTO), localizado entre o Mercado Central e o “prédio do relógio”, atual prefeitura municipal, tem, no entanto, na mesma cena, acima, a estação da histórica e extinta ferrovia Madeira-Mamoré e, depois, a majestosa baía do Rio Madeira.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo