O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Sábado, 02 de dezembro de 2023


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1917 – A Superintendência (Prefeitura) dispõe, para incentivar a agricultura na região de Porto Velho, de equipamentos agrícolas a serem pagos em prestações.
1955 – Emendas ao orçamento da União previstas para 1956, propostas pelo deputado federal Joaquim Vicente Rondon, abrangem CR$ 78 milhões, para obras no Território do Guaporé.
1967 – A festa realizada no clube Bancrevea, em benefício do Abrigo de Tuberculosos Pobres “Santa Clara”, teve a renda de NCR$ 3,7 mil entregue para a entidade mantenedora.
1982 – “Nossos votos ainda vão aparecer”, anunciou o dirigente Enjolras Araújo Veloso, do PMDB, que pretende mais uma vaga na Assembleia Legislativa, mas tem só até dia 4 para recorrer.
1987 – Toras de árvores derrubadas, para a construção da hidrelétrica de Samuel (PVh), estão sendo vendidas para a China e a Índia, numa megaoperação envolvendo mais de 500 trabalhadores.
COMEMORE
Dia Pan-americano da Saúde. Dia Nacional do Samba. Dia Nacional das Relações Públicas. Dia da Astronomia. Dia Internacional para a Abolição da Escravatura.
Católicos celebram Santa Bibiana, São Pimenio, São Silvério,
BRASIL
1825 – Nasceu Dom Pedro II (+ 1891) último imperador brasileiro. 1937 — Getúlio Vargas extingue, através do Decreto nº 37, todos os partidos políticos. 1945 – Eurico Gaspar Dutra é o 1º presidente eleito do Brasil desde 1926. Em 1979 — O presidente João Figueiredo regulamenta a Lei de Anistia.
MUNDO
1512 — As pinturas de Michelangelo no teto da Capela Sistina (iniciadas em 1508) são exibidas ao público.
FOTO DO DIA
RONDON, O SOBRINHO
Em 1946, talvez por indicação do tio famoso, Candido Rondon, o capitão Joaquim Vicente Rondon foi nomeado, com o aval do governador Aluízio Ferreira, que deixava o cargo, para ser o novo governador do Território do Guaporé.
Ficou 11 meses no cargo. Por duas vezes Aluízio tentou nomear um substituto, conseguindo na segunda.
Em seu governo realizou várias obras, tempo que o Território contava só os municípios, Porto Velho e Guajará-Mirim.
Realizou várias obras, como a organização do aeroclube, construiu escolas e implantou o jornal “O Guaporé” que funcionou até quando foi substituído.
Em 1954 foi eleito deputado federal, derrotando Aluízio que o derrotara em 1950. Como deputado Rondon foi autor da lei que tornou Candido Rondon Marechal, sendo atribuída a Joaquim Rondon a ideia da lei que mudou de Guaporé para Rondônia, mas apresentada pelo deputado amazonenses Áureo Melo.
Em 1958 foi derrotado pelo próprio Aluízio e daí em diante Rondon desapareceu da vida pública no Território.
F. Em 1956 o deputado Joaquim Rondon © em reunião com o presidente JK .


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo