O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Domingo, 17 de dezembro de 2023


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1925 – A falta de moeda divisionária faz a prefeitura de Porto Velho apelar a que moradores usem as moedas no comércio.
1970 – Em Ji-Paraná a Escola Dom Bosco passa a ser Escola Marechal Rondon e, depois, Instituto Estadual de Educação Marechal Rondon.
1981 – Por 216 votos a favor, 2 contra e 5 abstenções (uma do deputado Jerônimo Santana (RO), a Câmara Federal aprova a criação do Estado de Rondônia.
1982 – Diplomação dos eleitos na 1ª eleição estadual, mas muda lista dos deputados estaduais: Joaquim Azevedo passa a ser 1º suplente dando lugar a Angelo Angelin, ambos do PMDB.
OBS: Em maio de 1985 Angelo Angelim foi eleito, governador do Estado. O PMDB, contrario à nomeação de governador, votou a favor.
1988 – Há 25 anos o conselheiro Rochilmer Rocha reeleito, assumia a presidência do TCE-RO, com um recado que vale até hoje: “Bondade se faz com dinheiro próprio e não com dinheiro público”.
COMEMORE
Dia do Pastor Presbiteriano. Dia do Engenheiro de Produção. Dia Nacional do Bioma Pampa.
Católicos celebram São Lázaro, São João da Mata, Beato Jacinto Cormier
BRASIL
1548 — Criado o Regimento do Governador-Geral, o que seria a 1ª Constituição do Brasil Colonial. 1865 – José Manuel da Conceição (1822/1873) torna-se 1º pastor presbiteriano brasileiro. 1961 — Mais de 500 pessoas morrem no incêndio criminoso do Gran Circus Norte-Americano (RJ). 2020 — O quadro “A Caipirinha” de Tarsila do Amaral, foi comprado por R$ 57,5 milhões, recorde para a arte brasileira.
MUNDO
1538 — O papa Paulo III excomunga Henrique VIII da Inglaterra, iniciando a religião Anglicana. 1892 — É publicada a primeira edição da revista Vogue.
FOTO DO DIA
ESTADO APROVADO
Agora só falta o presidente João Figueiredo assinar. Por 36 votos a favor e com a bancada do PMDB fora do plenário, um dia depois da Câmara aprovar o projeto de criação do Estado, o senado referendou a criação do 23º Estado brasileiro, Rondônia.
Em todos os municípios rondonienses muitas festas, desfiles, foguetórios, dando uma prévia do que deve acontecer quando Figueiredo sancionar a Lei.
Em Porto Velho três dirigentes classistas os presidentes da OAB Pedro Origa Neto, do Sindicato dos Jornalistas Carlos Sperança e do Clube de Diretores Lojistas Luiz Ribeiro, elogiaram a aprovação mas discordaram do governador Jorge Teixeira que defende a não realização de eleição a governador em 1982.
Origa, Sperança e Ribeiro com o mesmo discurso: a eleição a governador não vai prejudicará obras de interesse do Estado.
Teixeira era contra a não eleição em razão de 3 projetos importantes, a construção da hidrelétrica de Samuel, o asfaltamento da BR e o programa Polamazônia.
Os três, da maior importância para o Estado, poderiam sofrer solução de continuidade devido ao debate eleitoral ao governo.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo