Guajará Mirim

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO PRIMAVERA DA RESEX DO PACAÁS NOVOS, EM GUAJARÁ-MIRIM


Na expectativa de que todos nossos irmãos extrativistas tenham tido uma ótima entrada de Ano Novo, e para reiterar nossa disposição de neste novo ano intensificar nossas ações em prol da comunidade extrativista, confirmo o seguimento das ações objetivando a implementação do processo rede+ de forma a melhorar a qualidade de vida dessa nossa população tradicional.

No atual contexto nacional, tem crescido no debate político a demanda de construção de espaços para o diálogo sobre política, cultivando a compreensão sobre a democracia, suas instituições e valores.
Compreendendo a importância dessas reflexões para o exercício efetivo da cidadania na vida cotidiana pretendemos, de forma pacífica e legal cobrar políticas públicas para nossa comunidade extrativista, de tal forma que sejamos mais bem assistidos pelo poder público em seus diferentes níveis de atuação.
Nesse contexto, em especial, destaco a importância do papel dos Vereadores, que estão na base da democracia representativa e exercem o poder mais próximo do cidadão. Nossas comunidades extrativistas têm respeito por toda e qualquer autoridade constituída, contudo, e como representante de nosso segmento, temos a responsabilidade em ampliar nossas vozes e fazer com que as necessidades de nosso povo sejam sempre ouvidas e acolhidas. Só assim construíremos uma sociedade mais justa e mais democrática.
É público e notório as tristes condições em que vivem as comunidades extrativistas. Os setores de educação e saúde são praticamente inexistentes e ações sociais são esporádicas e quando surgem catástrofes, como a que atualmente passa no Pacaás Novos, com a mortandade de peixes e a água contaminada, leva-se uma eternidade para atacar o problema na busca de solução, fruto talvez da malfadada burocracia que impera no serviço público.
Nosso povo é, na verdade, o verdadeiro guardião da floresta, as verdadeiras Sentinelas Avançadas da Pátria, mas o poder público parece não ver ou não reconhecer essa realidade e nos relega e nos submete ao abandono.
Espero, sinceramente, que com a nossa união de forças, possamos desencadear uma luta para mudar essa conjuntura, esse deplorável estado de coisa, e trazer novos e importantes investimentos governamentais em benefício do nosso povo tão tradicional.
Assumo esse compromisso de continuar lutando por nossas comunidades, mas para tanto necessito do apoio de cada um dos irmãos extrativistas nessa luta que não é só minha, mas de cada irmão que habita e luta pelo pão nosso de cada dia.
Salve os irmãos extrativistas e um feliz ano novo a todos.

Guajará-Mirim, 01 de janeiro de 2024.

RONALDO FERREIRA LINS
Presidente da Associação Primavera da Resex do Rio Pacaás Novos.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo