Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1933 – Lançada a pedra fundamental do colégio Dom Bosco, com 3 pisos, de frente para a catedral do Sagrado Coração de Jesus, obra tendo como responsáveis os padres João Nicolleti e Peixoto.
1974 – O decreto 73.413 (Protocolo Adicional ao Tratado de Petrópolis), autoriza construir a rodovia BR-425, de Guajará-Mirim à BR-364. É o começo do fim da circulação de trens da EFMM.
1976 – Sob a presidência do jornalista Euro Tourinho, a Associação dos Jornalistas Profissionais de Rondônia reúne para debater o projeto do estatuto da entidade.
1982 – Na sacada do Palácio Presidente Vargas, o ministro da Justiça Ibrahim Abi-Ackel, representando o presidente João Figueiredo, declara instalado o Estado de Rondônia.
1990 – O Estado completa 8 anos com os mesmos problemas de quando foi instalado, nas áreas de luz, educação e saúde, além de não organizar a distribuição de migrantes: ano passado chegaram 60 mil.
COMEMORE
Dia do Hemofílico. 1875 – Fundado o jornal “Província de São Paulo” cujo título mudou para “Estado de São Paulo.
BRASIL
1982 – O Território Federal de Rondônia deixa de existir e passa a ser Estado. 1839 — Nasce Casimiro de Abreu (+ 1860), poeta brasileiro. 1891 – Nasce o médico Manuel Dias de Abreu (+ 1962) que desenvolveu um método para tirar radiografias dos pulmões para o diagnóstico da tuberculose.
MUNDO
1809 — Nasce Louis Braille (+ 1852), educador e inventor do método Braille. 1958 — Sputnik 1 (URSS), o primeiro satélite artificial da Terra, faz sua reentrada na atmosfera terrestre e é pulverizado pelo atrito. Dia Mundial do Braille (ONU).
Católicos celebram Santa Ângela de Foligno, Santa Isabel Ana de Seton de
FOTO DO DIAA ESTRELA GAMA DO CÃO MAIOR
Fim da manhã de 4 de janeiro de 1982, o temporal que insistia em desabar sobre Porto Velho não afastava a multidão em frente ao Palácio Presidente Vargas e o aguaceiro, como acontece sempre por aqui, chegou a ameaçar a cerimônia de instalação do mais novo Estado da Federação, Rondônia.
E sem qualquer previsão, como acontecera com a chuva, eis que o Sol “deu o ar de sua graça” e o ato solene pode ser realizado, com discursos do governador Jorge Teixeira, do ministro Mário Andreazza e do ministro Abi-Akel, no caso representando o presidente da República.
Fazia 20 anos que o deputado federal Aluízio Ferreira, encerrando seu terceiro mandato, apresentou um projeto de lei, isso em 1962, que criaria o Estado, mas o Congresso não reconheceu a proposta, aprovando naquele ano a criação do Estado do Acre.
A partir de 4 de janeiro de 1982 Rondônia passaria a integrar a Bandeira do Brasil, ter sua Bandeira, seu Hino. Na parte inferior da legenda “Ordem e Progresso”, Rondônia foi ocupar/ a constelação Gama do Cão Maior (Canis Majoris), onde já se encontrava Mato Grosso e depois foram inseridos os estados de Tocantins, Amapá e Roraima.
Gama do Cão Maior.
Foto: Rondônia é a estrela número 7 na bandeira