O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Sexta feira, 19 de janeiro de 2024


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1930 – Um clássico do cinema mudo, inaugura o Cine Theatro Central: “O Corcunda de Notre Dame” – https://www.youtube.com/watch?v=zC36WHjBEgw.
1958 – Morre o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, patrono do Estado de Rondônia e da arma das Comunicações do Exército.
1983 – Como o do Amazonas, o PDS do Acre também quer ter o atual governador de Rondônia, Jorge Teixeira, como candidato a governador no vizinho Estado.
1983 – A principal escola de samba de Porto Velho, a “Pobres do Caiari”, não desfilará este ano. As outras escolas, escaladas para desfilar na zona leste, se negam em comparecer ao local.
1990 – Além do comandante da Polícia Militar, e a dois meses para deixar o cargo, o governador Jerônimo Santana, em meio a sucessivas crises gerenciais, está mudando outros sete secretários de governo.
HOJE É
Dia Mundial do Queijo Quark, Dia Nacional do Cabeleireiro, Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional.
Católicos celebram Nossa Senhora da Assistência, santos Odilo, Canuto, Mário, Marta, Audifaz e Ábaco (Mártires da Via Cornelia)
BRASIL
2017 — Acidente aéreo em Paraty (RJ) mata o ministro e relator da Operação Lava-Jato no STF, Teori Zavascki. 1982 – Apelidada Pimentinha, Furacão e Elis-cóptero, morre a cantora Elis Regina.
MUNDO
1839 – Nasce Paul Cézane, pintor pós-impressionista francês. 1798 — Nasce Auguste Comte (m. 1857), o “pai” da moderna filosofia
FOTO DO DIA
FALANDO DE CARNAVAL
Época de pensar no que muitos chamam de “pãoecirco”, tempo de prévias carnavalescas, este ano de 10 a 13de fevereiro, mas que começa bem antes e quem aqui comanda o espetáculo é a Banda do Vai Quem Quer, no sábado “gordo”.
A folia na região é mais que centenária. Sobre a folia dos mirins, o texto é do escritor e historiador Anísio Goraieb:
“Na época dos carnavais de clube em Porto Velho, os bailes iniciavam por volta do mês de outubro, ou no máximo no mês de novembro do ano anterior.
E os clubes chamavam a abertura de 1º Grito de Carnaval, um um grande sucesso, de público e animação.
Assim faziam, os já extintos: Bancrévea, Ypiranga, Danúbio, Ferroviário, Guapore e Imperial.
Neles havia os famosos e disputadíssimos concursos de fantasias, categorias adulto e mirim. As mães caprichavam nas fantasias e muito mais na imaginação”.
Na foto da década de 1960, no clube Bancrévea, o próprio Anísio e as meninas Leinha Sadeck, Aldenora Limaverde (esquerda) e Walma Da Silva Ribeiro (direita).


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo