O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Sábado, 23 de março de 2024


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1919 – Uma pedra obstruiu a linha do trem, no KM 4 (saída de Porto Velho). O trem funciona, saindo e chegando em Santo Antônio, e o transporte de passageiros, até lá, é por uma lancha da EFMM.
1925 – A safra agrícola dos rios Cautário, Guaporé e Mamoré pode se perder, porque a cheia alagou a selva e não tem como levar a produção até a beira do rio.
1950 – O presidente do PTB no Território, Júlio Monteiro, denuncia ao chefe de polícia a existência de uma “célula do PCB”, no centro da capital.
1984 – O jornalista Valdemar Camata, vice-prefeito de Ji-Paraná, em carta aberta à população denuncia o governador Jorge Teixeira, segundo Camata, por ter abandonado o maior município do interior.
1989 – A proposta apadrinhada pelo governador Jeronimo Santana, de mudar a capital do Estado para próximo a Ji-Paraná, apesar da maioria dos deputados serem da BR-364, perde força na discussão da 2ª Constituinte.
1991 – 1 – O TJ liberou a última verba bloqueada, CR$ 1,3 bi, desde o ano passado, para pagar 2 meses de salários de funcionários do Judiciário. 2 – Tumulto, brigas e agressões na eleição do Sintero.
BRASIL
1726 – Francisco Dias Velho funda a vila de Nossa Senhora do Desterro, depois Florianópólis/SC.
HOJE É
Dia Mundial da Meteorologia. Dia do Optometrista. Dia Nacional do Piso Salarial dos Professores. Dia Mundial do Acupunturista.
Católicos celebram Santa Rafka (Rebeca), São Tuiríbio de Mogrovejo – o Apóstolo do Peru,
BRASIL
1553 —Duarte da Costa é nomeado como governador-geral do Brasil.
1726 – Francisco Dias Velho funda a vila de Nossa Senhora do Desterro, depois Florianópólis/SC. 2012 — Morre Chico Anysio (n. 1931), ator e humorista brasileiro.
MUNDO
2017 –Canonizados os Mártires de Cunhaú e Uruaçu (Brasil) e de Jacinta e Francisco Marto, testemunhas das aparições da Virgem de Fátima em 1917.
FOTO DO DIAINCOMODANDO DOM JOÃO
Trabalhei com muitos diretores, em vários veículos que palmilhei essa beleza chamada reportagem, tive matérias vetadas por alguns deles. No início da década de 1980, no jornal Alto Madeira, sugeri ao diretor Euro Tourinho a coluna semanal “Deu na Inpremça”, mas ele desestimulou, lembrando que todos cometemos erros e que isso pudesse acarretar queixas inclusive dentro do AM etc.
Mas deixou que publicasse apenas títulos “chamativos”, como o que o Montezuma sempre lembra: “Menina desmaiou porque não foi comida no alojamento” – e que fez d. João, nosso ad aeternum bispo, sair da Catedral para lembrar que não foi correto. Mas que gerou muitas risadas, disso não tenho dúvida, até hoje.
Outra muito comentada, ainda hoje, foi em A Tribuna, 1976, quando o delegado prendeu um aprontão na porta de um boteco no Candeias, então um amontoado de barracos.
Saiu assim: “Jesus prende o cão na porta do céu”. Simples: Jesus era o nome do delegado. Cão, um perturbador da paz. Céu, o nome do bar.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo