O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Terça feira, 26 de março de 2024


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1867 – Dom Pedro II autoriza o engenheiro Franz Keller a estudar a construção de uma ferrovia margeando as cachoeiras do Rio Madeira.
1925 – Em PVh ato público homenageia os “foot bolleres” brasileiros pela vitória sobre a sobre a França (Paris) 7×2.
1950 – As declarações do francês Roger Peyré, de que matara 28 índios para roubar uma índia no rio Guaporé, “são mentirosas e falsas” segundo o general Candido Rondon
1983 – 1 – A Polícia vai fiscalizar nos barcos saídos de Manaus, para prender criminosos vindos dali. 2 – Na BR-364, desde janeiro 14 caminhoneiros foram assassinados, e ninguém preso.
1985 – Mais de 500 crianças de 11 a 14 anos participam do VI Torneio Gigantão de Voleibol em Porto Velho.
1991 – Com a mediação do TRT, motoristas e cobradores de ônibus voltam ao trabalho.
HOJE
Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia (“Dia Roxo”). Dia do Cacau. Dia do Tratado de Assunção (Mercosul).
Católicos celebram Sete Dores de Nossa Senhora Virgem Maria, Santa Lúcia Filippini, São Cástulo, São Bráulio de Saragoça, São Ludgero,
BRASIL
1772 – Fundação da Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais (depois Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre, e Porto Alegre). 2014 — Cientistas, liderados por brasileiros, descobrem o 1º sistema de anéis em um asteroide do Sistema Solar.
MUNDO
1953 — Jonas Salk (1914/95) anuncia a vacina contra a poliomielite. 1830 — O Livro de Mórmon é publicado nos Estados Unidos
FOTO DO DIAMDB CAÇA BRUXAS (III)
A escolha dos candidatos do PMDB a deputado federal em 1978 foi uma derrota pessoal para Jerônimo Santana. Pela primeira e única vez o Território iria eleger 2 representantes. Desde 1946, quando o Guaporé elegeu seu 1º parlamentar, Aluízio Ferreira, nas 8 eleições seguintes a cota foi a mesma: uma vaga.
Naquela eleição – só havia 2 partidos, a Arena, governista e o PMDB, chamado “oposição consentida”, cada sigla teria direito a indicar 4 candidatos sendo eleitos os dois mais votados.
Deputado, Jerônimo era candidato-nato, e indicou Carlos Alberto Melhoral, Mário Braga e Walmir Davis de Morais. O vereador Abelardo Castro pretendia uma das 4 vagas.
A proposta de Jerônimo venceu. Afinal, desde 1969 quem mandava no partido era o “Dr. Bengala”, apoiado pela maioria do grupo “histórico”, que fazia o que o deputado queria.
Sem discussão, mas faltava realizar a convenção, daí a 2 dias, o que seria só uma formalidade. Seria…
(F. Carlos Melhoral, líder umbandista, dirigiu em 1982 o Encontro Nacional de Umbanda, em Porto Velho)
AMANHÃ – MDB CAÇA BRUXAS (IV)


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo