O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Domingo, 14 anos de abril de 2024


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1923 – A Intendência (Câmara Municipal) PVh aprova lei, cancelando o contrato do monopólio da venda de carne. Já a Superintendência (Prefeitura) inaugurou um barracão onde será a feira do produtor.
1955 – A Campanha Nacional Contra a Tuberculose, órgão do Ministério da Saúde, vai construir, em parceria com o Governo do Território, um hospital específico para tratamento de infectados por essa doença.
1960 – O navio Rio Tubarão ancora em Porto Velho trazendo equipamentos pesados e uma turma de operários para abrir a BR-29, atual BR-364.
1977 – O governador Humberto Guedes nomeia o major EB Ivo Célio da Silva, comissionado coronel PM, para ser o 1º comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia.
1984 – O chefe da PGE, Cezar Ribeiro, em nota pública, denuncia ameaças feitas pelo empresário Mário Calixto, após decisão judicial relativa a uma área na gleba Milagres em Porto Velho.
1990 – A Varig e o hotel Vila Rica (PVh) trazem turistas de vários estados, para assistir à peça “O Homem de Nazaré” (Grupo Teatral Êxodo), na Jerusalém da Amazônia, Km 14 da BR-364.
HOJE É
Dia do Técnico em Serviços de Saúde. Dia Internacional do Café. Dia Pan-Americano. Dia Mundial do Combate à Doença de Chagas. Dia Nacional do Neurocirurgião.
Católicos celebram Santa Liduína (Lidvina), Santos Tibúrcio, Valeriano e Máximo,
BRASIL
MUNDO
1912 — Em sua 1ª viagem, e citado como “inafundável”, o navio “Titanic” afunda no Atlântico Norte. 1956 — Em Chicago, a 1ª demonstração do videotape. 2003 — O Projeto do Genoma Humano conclui o sequenciamento do genoma com precisão de 99,99%.
FOTO DO DIAWILSON CAMARGO, QUEM FOI?
A escola mais antiga do sul rondoniense leva o nome de um engenheiro, que chefiou a abertura de um dos mais temidos trechos da BR-29 (364) em solo rondoniense, colégio que neste ano completa 62 anos na formação de jovens em Vilhena.
O homenageado é o engenheiro Wilson Barros Camargo, responsável pela abertura do trecho Padronal (MT)/Vilhena/Pimenta Bueno, total de 287Kms, dos quais menos de 50 Kms em solo matogrossense.
A escola, que inicialmente funcionou em duas pequenas salas, teve sua instalação liderada pelo morador Wilson Coutinho, em 1960, quando o governador do Território, Milton Lima, e o diretor de Educação Ary Tupinambá Pena Pinheiro, assinaram o Decreto nº 353, criando a Escola Wilson Camargo, em Vilhena.
Segundo moradores da época, àquela altura a escola Wilson Camargo era onde aconteciam atividades religiosas, reuniões comunitárias e local em que a população escolheu o morador Renato Coutinho dos Santos, como prefeito distrital.
Uma vez por semana o 5º BEC realizava no local a hora cívica, com hasteamento da Bandeira do Brasil e canto do Hino Nacional.
Foto engenheiro Wilson Camargo/acervo Júlio Olivar.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo