O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Segunda feira, 15 de abril de 2024


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
Em 1917 – O jornal O Município, primeiro em língua portuguesa impresso em Porto Velho, deixa de circular e em seu lugar é editado o jornal Alto Madeira.
1926 – O recolhimento de lixo em Porto Velho passa a ser feito durante a manhã, a partir das 6 horas, conforme portaria da prefeitura.
1949 – Há vários meses parado, retorna dia 25 o curso de alfabetização de adultos, durante a noite, em Porto Velho e Guajará-Mirim.
1950 – O aeroclube de Porto Velho recebe novo avião, um Fairchild PT 19, que decolou do Rio de Janeiro dia 11, doação do senador Salgado Filho e do jornalista Assis Chateaubriand.
1976 – “Um pouco da história das terras de Porto Velho” trata do documento assinado pelo Tabelião Público de Humaitá, Francisco Plínio Coelho, com normas de indenização a antigos proprietários.
1983 – O presidente José Bianco suspende a sessão da Assembleia Constituinte, para sossegar os ânimos, quando os deputados Amir Lando (PMDB) e Jacob Atallah (PDS) quase vão às “vias do fato”.
2017 – Circula, tendo como manchete principal “Paixão 100 Limites”, a edição de centenário do Jornal Alto Madeira.

HOJE É
Dia Nacional da Conservação do Solo. Dia Internacional do Desarmamento Infantil. Dia Mundial do Desenhista.
Católicos celebram Santo Abôndio, São Crescente,
BRASIL
1906 – Começa o I Congresso Operário brasileiro. 2018 — Morre Oscarino Farias (n. 1937), o melhor ventríloco brasileiro. 2020 – Morre Rubem Fonseca (n. 1925), escritor, autor de Agosto, com os motivos do suicídio de Vargas.
MUNDO
1452 – Nasce Leonardo da Vinci (+ 1.519), o maior dos cientistas e artistas renascentistas. 1.896 – Final dos I Jogos Olímpicos da Idade Moderna, em Atenas. 2019 – incêndio de grandes proporções atinge a catedral de Notre-Dame (Paris).
FOTO DO DIAÉTICO E MUITO PROFISSIONAL
A primeira vez que encontrei o Sérgio Melo (falecido em maio de 2015) eu já estava em Porto Velho há alguns anos. Quando soube que vim de Manaus, lembrou que fora locutor da Rádio Tropical, a primeira FM da capital amazonense.
Bom de papo, continuamos as conversas e logo concluí que ele era uma figura ética, e quando criticava alguém sempre o fazia em busca de construir, e de ajudar.
Formado em Comunicação Social e Administração, durante os 20 anos que atuou aqui, ampliou um fator importante para um profissional do ramo, o respeito, e era comum que eu e outros colegas o procurássemos para tirar dúvidas.
Em Porto Velho Sérgio Melo veio à época do governador Jorge Teixeira e exerceu, no governo Angelo Angelin, a chefia do Departamento de Comunicação.
Com passagens pelas TVs Candelária e Record/RJ, era titular além do programa Papo News (FOTO), e pioneiro no programa “Papo de Redação (hoje na SICTV).
Ao pegar o “expresso da meia-noite”, o Sérgio, sem dúvida deixou uma lacuna muito forte entre nós, e uma lembrança permanente entre os que conviveu.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo