O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Sábado, 18 de maio de 2024


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
HOJE É
Dia Nacional de Doação de Leite Humano. Dia Nacional de Combate à Cefaléia. Dia Nacional do Físico. Dia Nacional do Defensor Público. Dia do Estudante de Direito.
Católicos celebram Santo Ivo, São Crispim de Viterbo, São Partênio, São Colágero, Santo Urbano I, São Pedro Celestino,
BRASIL
1894 – Nasce o marechal Henrique Lott, que duas vezes salvou a democracia brasileira. 2002 – O papa João Paulo II canoniza a italiana Madre Paulina de vida religiosa toda em Santa Catarina.
MUNDO
1989 – Um milhão de chineses protestam em Pequim por mais democracia. 1990 – As Alemanhas Ocidental e Oriental unificam suas moedas, seis meses depois da queda do muro de Berlim.
FOTO DO DIAUM ATALLAH QUE FEZ HISTÓRIA (I)
Primeiro rondoniense graduado em Medicina (UFPa), Jacob de Freitas Atallah foi prefeito de Porto Velho entre outubro de 1972 a abril de 1974, quando o município abrangia desde o limite com Guajará-Mirim até Vilhena, mais de 900 KM distantes.
Jacob Atallah exerceu algumas funções públicas antes de ser nomeado, pelo governador Frederico Gahyva, tornando-se o 36º prefeito do município, desde sua criação em 1914.
Esron Penha de Menezes cita: Foi “uma das administrações mais profícuas de Porto Velho” (*), e que em sua gestão pela 1ª vez os distritos de Vilhena, Cacoal, Vila Rondônia e Pimenta Bueno, municípios em 1977, tiveram administradores regionais.
Dentre a obras o prefeito Jacob Atallah, em Porto Velho, Esron cita três postos de saúde, várias escolas, a urbanização de bairros da capital e a criação, através da Lei nº 85/1973, da biblioteca municipal Francisco Meirelles.
Jacob Atallah faleceu em Porto Velho, onde nasceu, aos 82 anos, em 2017.
(*) Retalhos para a História de Rondônia, pág 143
Foto: O prefeito Jacob Atallah e parte de sua equipe de trabalho


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo