O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Quarta feira, 17 de julho de 2024


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1919 – Protestos em Vila Murtinho, com o fechamento da estação de telégrafo, devido ser o local de grande volume de negócios com os bolivianos.
1947 – A senhorita Carolina Figueiredo é a 1ª mulher a pilotar um avião saindo de Porto Velho, numa viagem até Guajará-Mirim.
1948 – A pedido do seringalista Joaquim Pereira da Rocha um laboratório em São Paulo confirma que as amostras da “terra preta”, colhidas em seu seringal, são de manganês – cassiterita.
1957 – Inaugurado no Bairro Nossa Senhora das Graças o Posto de Saúde “Dr. Tanajura”, homenagem ao 1º prefeito eleito Joaquim Augusto Tanajura.
1982 – Enquanto o presidente PDS, Claudionor Roriz, nega ter convidado o coronel Godoy a voltar ao partido, no PMDB há forte resistência ao uso de sublegenda na disputa ao Senado.
1987 – O prefeito Tomás Correia (PVh), responde novo processo que pode afastá-lo do cargo.
1990 – Artigo “Para não chorar depois”, da jornalista Beth Costa denuncia: o Corpo de Bombeiros não tem condições mínimas de trabalhar e cumprir sua missão.
HOJE É
Dia de Proteção às Florestas ou Dia do Curupira. Dia Mundial do Emoji.
Católicos celebram Santa Marcelina, Santo Aleixo,
BRASIL
1822 — Império do Brasil: D. Pedro I extingue o sistema de sesmarias de terras. 1994 – O Brasil vence a Itália (pênaltis) e é pela 4ª vez campeão mundial de futebol.
MUNDO
1902 — Willis (1876/1950) cria o 1º ar-condicionado. 1918 – Comunistas assassinam toda a família imperial russa.
FOTO DO DIA1982 – A 1ª CARTA ESTADUAL (II)
Para ajudar os constituintes rondonienses, a UNALE – União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais mandou técnicos, mas o grande debate foi o capítulo que tratou do Ministério Público.
O assunto atraiu a atenção dos MPs no país, que pretendiam ganhar força, usando Rondônia como teste, para tornar constitucional a autonomia administrativo/financeira do MP, o que conseguiram na CF/1988..
O governo reagiu e coube ao presidente do TJ Fouad Zacharias tratar com os deputados. “Ele dizia que o promotor precisava só do paletó e uma cadeira”, lembrou o 1º Procurador Geral do MP, professor Edson Jorge Badra.
A criação dos municípios de Cerejeiras do Oeste FOTO) e Rolim de Moura, na véspera da promulgação gerou mais problemas.
Deputados acusaram o governador Teixeira de descumprir um acordo de não criar mais municípios, ele criara 6 por decretos, a partir da aprovação da Constituição. E que isso seria definido por leis aprovadas pelo Legislativo.
Eu não consegui confirmar se houve ou não tal acerto.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo