Ministério Público
Com iluminação especial, mural de Eduardo Kobra no prédio do MPRO poderá ser apreciado também durante a noite
MPRO
O mural do artista Eduardo Kobra, no prédio-sede do Ministério Público de Rondônia, em Porto Velho, recebeu iluminação especial, permitindo que agora a comunidade aprecie toda a qualidade do painel também durante a noite. Inaugurada em novembro do ano passado, a obra intitulada ‘Brasileiras e Brasileiros’ transmite a mensagem de diversidade, coexistência e preservação ambiental.
A iluminação foi instalada após estudos luminotécnicos, que consideraram a necessidade de dar evidência ao painel de 35 metros de altura e 7 metros de largura, sem que a luz incidisse diretamente no mural, o que poderia comprometer o trabalho, em razão do calor das lâmpadas.
Assim, foi utilizada uma técnica difusa e térmica, com afixação de um conjunto de seis refletores em LED, de 120 Watts, em temperatura neutra (4000K). Pelo menos quatro refletores foram dispostos em um poste de 9 metros de altura, distante a seis metros da parede onde o mural está localizado. Os outros dois foram posicionados a 2 metros de altura e a uma distância de 3 metros da obra.
Todo o trabalho foi coordenado pela Secretaria-Geral do MPRO, por meio da Seção de Infraestrutura (Seinf), mediante orientação técnica da equipe do artista.
Cartão postal – O mural ‘Brasileiras e Brasileiros’ é a primeira obra, em Rondônia, de autoria do muralista reconhecido internacionalmente. A composição da arte foi pensada para exaltar a diversidade, pluralidade, força, a história e as muitas belezas da população. Por isso, o painel estampa o rosto de um indígena, de um casal de idosos, uma mulher negra, uma criança e uma ribeirinha. As faces hiper-realistas são acompanhadas do estilo marcante do artista, caracterizado por cores vibrantes e contrastantes.
O Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, afirma que a iluminação no painel, um elemento já previsto e que foi concluído na última semana, consolida o mural como ponto de visitação da cidade. “Estamos felizes porque o trabalho idealizado para homenagear nossa gente agora fica completo”, diz.
Ao comentar a arte, à época da inauguração, Eduardo Kobra afirmou que o mais importante na obra era o significado dela. “Eu dei o nome desse trabalho de ”Brasileiras e Brasileiros” como homenagem à população, às pessoas simples. O cidadão comum é a locomotiva que move este Estado”, destacou.