2º CINE RO TEM ENCERRAMENTO EMOCIONANTE E PREMIAÇÃO
No último domingo, dia 1º de setembro de 2024, o 2º CINE RO – Festival de Cinema de Rondônia, encerrou a programação presencial com homenagem e premiação dos filmes que participaram da mostra competitiva.
HOMENAGEM A PISTOLINO
O cineasta Jair Rangel Pistolino, conhecido como o “Charles Chaplin de Rondônia” foi o grande homenageado da noite. Sua criatividade e persistência em realizar obras cinematográficas, superando desafios, já ganhou visibilidade em programa jornalístico de alcance nacional.
Emocionado, Pistolino disse ter ficado surpreso e sem palavras, em seguida agradeceu a homenagem do 2º CINE RO.
André Theobaldo, diretor-presidente da Energisa entregou o primeiro Prêmio Pistolino à equipe do filme “Ela mora logo ali” e ressaltou a satisfação de investir na cultura rondoniense com o patrocínio de projetos como o 2º CINE RO que possibilita o acesso gratuito a produções tão significativas para todos os tipos de público.
MOSTRA COMPETITIVA
Durante a cerimônia de encerramento do 2º CINE RO – Festival de Cinema de Rondônia foram anunciados os vencedores do troféu “Boto Dourado”. O júri técnico foi composto pelo professor de cinema Keven Fongaro, pela jornalista Bernadete Duarte, jornalista especializada em Cinema e pelo diretor de cinema Lucas Vasconcelos.
Os curtas rondonienses “Ela Mora Logo Ali”, com direção de Fabiano Barros e “Águas que me tocam”, direção Juraci Júnior foram destaque durante o evento, mostrando a versatilidade da produção audiovisual rondoniense e que vem conquistando a crítica nacional e internacional.
Entre os longas o grande vencedor da noite foi “Capitão Astúcia”, dirigido por Filipe Gontijo, conquistando público e júri técnico.
VENCEDORES DA MOSTRA COMPETITIVA
CLIPES MUSICAIS
A história de Mafalda (Sara e Nina) com direção de Daniel Hertz e Luis Felipe de Sá recebem menção honrosa pela representatividade
Penetra RMX com Pablo Vittar + Kanalha + Pedro Sampaio com direção de Tize Salati é vencedor de melhor montagem
War Heroes com direção de Pêu Ribeiro é vencedor como melhor roteiro e melhor direção
Babilônia com direção de Ricardo Monteiro é vencedor de melhor fotografia
CURTA-METRAGEM
A atriz Agrael de Jesus recebe menção honrosa da curadoria por “Ela mora logo ali”
Lapso com direção de Caroline Cavalcanti recebe menção honrosa do júri
Fabiano Barros recebe menção honrosa da curadoria como argumentista e roteirista por “Ela Mora Logo Ali”
Diafragma com direção de Robson Cavalcante é vencedor de melhor montagem
Sereia, direção de Stevan De Lá Fuente é vencedor de melhor sound design
Nos olhos de quem vê, direção de Catharina Felix é vencedor de melhor direção de arte e melhor roteiro para curta-metragem
Onisciente com direção de Daniel Peixoto e Matheus Funari é vencedor como melhor estudantil
The Steak, direção de Kiarash Dadgar é vencedor de melhor curta internacional
Águas que me tocam com direção de Juraci Junior e vencedor como melhor curta rondoniense
Sonho de Pedra, direção Nay Mendi e Thabata Seara são vencedores de melhor curta experimental e melhor trilha sonora
Deus não deixa, direção de Marçal Viana é vencedor de melhor curta de documentário e melhor fotografia
Aurora, a rua que queria ser um rio, direção Radhi Meron vencedor de melhor curta de animação
Big Bang, com direção de Carlos Segundo é vencedor de melhor curta de ficção, melhor direção e melhor atuação na categoria
LONGA METRAGEM
Placa-Mãe, com direção de Igor Bastos recebe menção honrosa do Juri
Paulo e Eliana com, com direção de Cauê Angeli e Neide Duarte recebe menção honrosa do júri
Casa Izabel, com direção de Gil Baroni é vencedor de melhor montagem, melhor direção e recebe menção honrosa do juri pela atuação coletiva na categoria
Cordel do Amor sem Fim, com, com direção de Daniel Alvim é vencedor de melhor fotografia
Capitão Astucia, com direção de Filipe Gontijo é vencedor de melhor filme, melhor roteiro, melhor trilha sonora, melhor atuação, melhor sound design.
SOBRE A 2ª EDIÇÃO DO CINE RO – FESTIVAL DE CINEMA DE RONDÔNIA
A segunda edição do Cine RO, foi realizada presencialmente entre os dias 25/08 e 01/09/24 e já desponta como um evento a ser observado no calendário cultural local e nacional, elevando o cenário da cultura rondoniense. O festival reflete a diversidade e a vitalidade da produção cinematográfica nacional, sendo uma das principais vitrines para o cinema brasileiro, especialmente em um estado como Rondônia, onde o acesso a filmes nacionais é historicamente limitado.
O formato híbrido permite que o público tenha acesso às obras tanto presencialmente, quanto virtualmente. A programação do 2º CINE RO continua digitalmente na plataforma www.festcinero.com por tempo limitado.
O Festival foi viabilizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e contou com o patrocínio da Energisa, que para o produtor e idealizador do Festival Édier William, é uma empresa que valoriza e viabiliza o acesso cultural à sociedade brasileira. “A Energisa acredita na cultura no Brasil, permitindo que festivais como o Cine RO possibilite que o cinema nacional chegue ao interior de Rondônia e proporcione ao público a fruição dessas obras que muitas vezes não chegam às salas comerciais.”