Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1917 – Em nome do município, o prefeito Augusto Tanajura entrega ao governador Alcantara Bacellar (AM) um cartão de ouro, agradecendo pela elevação de Porto Velho à condição de Comarca.
1926 – Derrotando o Ypiranga por 2×1, o União Sportiva sagrou-se campeão portovelhense, realização da Convenção Desportiva Municipal.
1955 – Chega a Porto Velho o novo secretário-geral do Território, Américo Santiago. À época o presidente da República nomeava o governador e o secretário-geral. Os diretores de departamentos eram nomeados pelo governador.
1955 – Segmentos diversos de Porto Velho pedem ao governador Ribamar Miranda que não exonere o gerente do Porto Velho Hotel o hoteleiro Henrique Valente, elogiado por hóspedes e membros da comunidade.
1979 – O Incra entrega à prefeitura, dia 27, o documento assinado pelo presidente João Figueiredo, que dá a titularidade da zona urbana de Porto Velho à prefeitura.
1987 – O presidente do Sindicato dos Jornalistas (RO) Paulo Queiroz, condena a proposta do senador Bernardo Cabral (AM), de que a próxima Constituição proíba o uso do sigilo da fonte de informação.
1990 – A Assembleia Legislativa promulgou a Lei de Reforma Administrativa, eliminando 7 secretarias estaduais e 2 institutos criados pelo atual governo.
HOJE É
Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres, Meninas e Meninos . Dia Internacional da Linguagem de Sinais. Dia de Combate ao Estresse. Dia do Técnico em Edificações. Dia do Soldador. Dia do Técnico Industrial. Dia do Sorvete.
Católicos celebram São Pio de Pietrelcina, São Lino – papa,
BRASIL
1994 – Nasce o 1º bebê de proveta brasileiro. 1923 – O presidente Nilo Peçanha funda a Academia de Belas Artes, atual Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
MUNDO
1338 — Usando a pólvora em canhões pela 1ª vez numa batalha naval, a França vence a Inglaterra na Batalha de Arnemuiden. 1846 — Netuno, 8º planeta do Sistema Solar, é descoberto, pelos astrônomos Urbain Le Verrier, John Couch Adams e Johann Gottfried Galle .
FOTO DO DIA
ALTO ALEGRE E O CAFÉ CANÉFORA
Em plena pandemia, em 2021, o mundo do café foi surpreendido com uma boa notícia para Rondônia, com destaque para um pequeno município rondoniense, grande produtor de café, situado na área de influência de Alta Floresta do Oeste.
Naquele ano o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) reconheceu o município de Alto Alegre dos Parecis, que o café canéfora (Coffea canephora), de grande destaque na produção agrícola, era detentor de um título mundial: a 1ª Indicação Geográfica (IG) de sustentável do mundo.
O Coffea canephora é diferente em relação ao arábica, “desde os cuidados para o seu cultivo até chegar à mesa. Seus grãos, por exemplo, são menores e contêm o dobro de cafeína em relação ao arábica, possuindo um menor teor de açúcar” (*).
Alto Alegre do Parecis, também conhecido como “terra das cachoeiras” passou a município em 1994 e fica a 534 Kms da capital Porto Velho.
(*) https://exame.com/casual/conheca-mais-sobre-o-novo-momento-dos-cafes-caneforas-no-brasil/