Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1917 – A estudante Maria de Lurdes, “Liquinha”, lidera o concurso “A mais bella senhorita de Porto Velho”, realizado pelo Jornal Alto Madeira.
1928 – Comerciantes fundam a Associação Comercial do Guaporé, em Porto Velho, cujo presidente é Marcelino de Oliveira.
1949 – O radialista Humberto Amorim, do Serviço de Alto Falantes “Rio Madeira”, inaugura o “Parque da Alegria” (PVh), com show de “artistas do “cast” da Rádio Baré de Manaus.
1953 – Confirmada a instalação da agencia do BB em GMirim.
1955 – A “Deixa Falar”, 1ª escola de samba de PVh, anuncia um grande baile já de olho no carnaval do ano que vem.
1967 – O Senai/PVh instala na escola “Marechal Rondon” – SENAI, o curso de “Ajustagem de Motores”.
1987 – Acusando os jornalistas de lhe fazerem “chantagem”, o governador Jerônimo Santana dá entrevista, em que repórteres furaram a censura da Secom para poder perguntar.
1990 – A 3 dias da eleição a governador, com 6 candidatos, os mais cotados são Olavo Pires, Valdir Raupp e Osvaldo Piana. Dia 3 de outubro o pleito confirmou a pesquisa.
HOJE É
Dia Nacional do Jornaleiro. Dia da Secretária. Dia Internacional da Tradução. Dia dos Capelães da Marinha. Dia Mundial da Navegação.
Católicos celebram São Jeronimo, Simão, São Francisco de Borja,
BRASIL
1917 — Nasce Abelardo Barbosa, o Chacrinha (m. 1988), que revolucionou programas ao vivo na TV/BR.
MUNDO
1791 – Wolfgang Amadeus Mozart, 1756/1791, estreia a ópera a “Flauta Mágica”. 1941 — Acontece o “massacre de Babi Yar“, Ucrania, onde nazistas mataram em poucos dias mais de 100 mil judeus.
FOTO DO DIAA 6 DIAS DA 18ª ELEIÇÃO
No domingo, 6, o eleitorado de Porto Velho vai à urna para escolher seus novos vereadores – a primeira vez em 1917, será a 18ª vez que isso acontece e seria muito mais não fosse pelo período 1926/1969, que ficamos sem eleição.
Em 1969, o decreto 411 do presidente Costa e Silva retornou a eleição a vereador em Porto Velho e outras cidades. Naquele mesmo ano foi reinstalada a Câmara em sessão presidida pelo Juiz Francisco César Soares Montenegro.
O jornalista Anísio Giorayeb Filho (*) narra: “O Território só tinha 2 municípios, Porto Velho e Guajará Mirim, elegia apenas um Deputado Federal. Meu saudoso pai, Anísio Gorayeb (FOTO), foi o vereador mais votado nessa primeira eleição”.
“Consequentemente (isso) contribuiu para que ele fosse (escolhido) o Presidente da Câmara de Vereadores da capital”.
(*) https://www.gentedeopiniao.com.br/anisio-gorayeb/do-fundo-do-bau-primeira-eleicao-para-vereadores-de-porto-velho