O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Quinta feira, 10 de outubro de 2024


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1918 – Acionistas da “The Brazil Railway”, da qual faz parte da Madeira-Mamoré, implantam um plano reorganização da empresa.
1918 – Emendas orçamentárias do deputado federal Aluízio Ferreira beneficiam o sistema de águas/esgotos de Porto Velho, e os colégios N. S. do Calvário (G-Mirim), Auxiliadora e D. Bosco – PVh.
1938 – D. Pedro Massa, bispo prelado do Amazonas, aguarda chegada de mais padres para ampliar a ação missionárias na região.
1940 – O padre João Rezende é nomeado Administrador Apostólico da prelazia de Porto Velho.
1959 – Os motoristas do Território Bismarck Marcelino, Manoel Bezerra e Ausier “Pirralho”, partem de São Paulo trazendo um caminhão a Porto Velho.
1959 – O caminhão, chamado “Bandeirante” veio por estrada até Càceres, ded lá ded balsa até Guajará-Mirim e dai, pela EFMM, até Porto Velho.
1983 – A procuradora de Justiça Ledy Fernandes assume a procuradora-geral de Justiça de Rondônia.
1990 – O TRE investiga membro de mesa apuradora de votos, acusado de agir a favor de um candidato a deputado federal na confecção do mapa de apuração
HOJE É
Dia Nacional de Segurança Mental. Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas. Dia Nacional da Luta contra a Violência à Mulher. Dia Mundial do Lions Clube. Dia Nacional da Guarda Municipal.
Católicos celebram São Daniel Comboni, São Paulino de York, Santos Daniel, Paulino e companheiros mártires
BRASIL
1962 – Santos 4×2 Benfica (Portugal): o time de Pelé é o 1º brasileiro campeão mundial interclubes. 1966 – “A Banda” (Nara Leão) e “Disparada” (Jair Rodrigues), dividem o 1º lugar do II Festival de MPB.
MUNDO
1903 – Fundada a União Social e Política das Mulheres. 1963 – Morre Edith Piaf (n. 1915), escolhida em 2005 uma das 10 personalidades francesas. 2003 – Através da sonda “Cassini”, cientistas testam a Teoria da Relatividade, de Einstein.
FOTO DO DIALOUCURA EM PORTO VELHO (II)
Apesar de prevista para apenas 3 horas, a vinda do presidente Getúlio Vargas mobilizou a pequena cidade de Porto Velho, conforme a edição do jornal “Alto Madeira”, dia 9 de outubro: “Reina o maior enthusiasmo no seio da populacção”.
A nota continua: “Todas as casas da avenida principal (7 de Setembro) limparam as fachadas e seus “terrenos.
Desde o porto da EFMM até a Avenida Divisória (que separava a “Porto Velho dos americanos” da Porto Velho dos brasileiros”), atual AV. Presidente Dutra, “o major Aluízio Ferreira mandou fazer a ornamentação”.
Para a noite do dia 10 o major Aluízio Ferreira convocou uma reunião com os moradores de Porto Velho, na Praça Rondon, e mesmo sem ter definição do assunto, a expectativa foi de que a visita presidencial seria o tema.
De Belém, o jornalista Cincinato Ferreira, um dos fundadores do “Alto Madeira” telegrafou dizendo que Vargas não iria mais ao Acre, mas confirmando Belém, Manaus e Porto Velho.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo