O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Sábado, 19 de outubro de 2024


Por: Lúcio Albuquerque
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RONDÔNIA
1919 – A Intendência (Câmara) Municipal aprova o convênio entre a Superintendência (prefeitura) e a EFMM, pelo qual a EFMM fornecerá luz elétrica para Porto Velho.
1938 – O cientista Geraldo Rocha, em artigo no jornal “A Noite” (RJ) cobra ao Governo Federal que, para evitar incursões estrangeiras na periferia da Amazônia, crie vários Territórios Federais na região.
1954 – O navio “Leopoldo Peres”, da frota do Snapp, atracou em Porto Velho, concluindo a viagem inaugural no trecho Belém/Manaus/Porto Velho.
1983 – A Polícia Militar fará concurso em janeiro para o primeiro quadro de 50 soldados policiais-militares femininas, em um novo concurso em 1984.
1987 – Pela 2ª vez em 15 dias uma viatura da Funai, levando sertanista, índios e soldados da Polícia Florestal, foi atacada a tiros na BR-421, área de muitos madeireiros e invasores de terras.
1990 – Seis presos, um deles o que roubou o carro da Assembleia Legislativa, usado para a fuga do assassino do senador Olavo Pires, foram apesentados pela SSP/RO.
HOJE É
Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama. Dia do Bicho Preguiça. Dia do Profissional de Informática (ou do TI). Dia Mundial da Estatística. Dia Nacional da Inovação. Dia Nacional do Arquivista.
Católicos celebram São Paulo da Cruz, São Pedro de Alcântara, São João Brébeuf e Companheiros
BRASIL
1902 – Em sua 1ª partida oficial, o Fluminense (RJ) goleia o Rio Football Club (8×0). 1979 — Brasil, Argentina e Paraguai assinam acordo para usar os recursos hidráulicos do Rio Paraná, desde as Sete Quedas até a foz do Prata.
MUNDO
1987 – Acontece a 2ª feira “Negra”, quando os mercados de ações caíram em todo o mundo. 2003 — O Papa João Paulo ll beatifica Madre Teresa de Calcutá.
FOTO DO DIADurante a década de 1960 se uma sirene mandasse seu som fora do horário só podia ser uma coisa: saída ou chegada de um dos grandes navios, componentes da “frota branca” da Snapp, “Lauro Sodré”, “Lobo d’Almada”, “Leopoldo Peres” e “Augusto Montenegro”.
Hoje avós, muitos jovens daquele período ainda contam como eram as viagens naqueles imensos navios muito diferentes e mais seguros, além de mais confortáveis, dos que hoje atendem os usuários de Manaus a Porto Velho.
A historiadora Sandra Castiel recordou a viagem na crônica (*) “A Rainha do Leopoldo Peres” onde ela conta: “Além do glamour das viagens, o bom tratamento dispensado aos passageiros fazia toda a diferença”. Mas lembra que o glamour só “existia na primeira classe”.
Para escolher a “rainha” os passageiros eram convidados a depositar um valor numa cesta, exposta com os nomes das candidatas, num balcão na frente de todos. Vencia a que tivesse a maior quantia.
(*) https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/sandra-castiel/a-rainha-do-leopoldo-peres


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

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