O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Quinta feira, 31 de outubro de 2024


por:,Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1946 – Autorizado pela Lei, o diretório do PSD em PVh instalou um posto de inscrição de eleitores numa sala na Av. Ruy Barbosa (antiga Av. Divisória e depois Av. Presidente Dutra) em frente aos Correios.
1947 – Assume o 3º governador do Território do Guaporé Frederico Trotta.
1948 – Vândalos e ladrões vêm destruindo tudo na cidade. No aeroporto “Caiari” uma cerca eletrificada foi colocada, para evitar roubos e destruição em aviões ali estacionados.
1956 – Projeto do deputado Joaquim Rondon libera de impostos a carne “verde” comprada na Bolívia para o Acre e Rondônia.
1983 – O governador Jorge Teixeira pede à Assembleia Legislativa que agilize a tramitação do PCCE, que vai regularizar a situação de 10 mil funcionários contratados desde 1978.
1990 – Com o início da campanha pelo returno da eleição a governador, surgiram duas pesquisas, uma dando vitória a Raupp e outra a Piana.
HOJE É
Dia nacional da proclamação do Evangelho. Dia da Reforma Protestante. Dia da dona de casa. Dia nacional da poesia. Dia do saci. Dia mundial da poupança. Dia mundial das cidades.
Católicos celebram Santo Afonso Rodriguez, Santo Ângelo d’Acri,
BRASIL
1874 — Acontece a Revolta do Quebra-Quilos no Nordeste, contra implantação dos padrões de pesos e medidas internacionais no Brasil. 1904 — A Lei da Vacina Obrigatória é aprovada pelo Congresso Nacional. 2010 – Dilma Rousseff é a 1ª mulher eleita presidente do país.
MUNDO
1517 — Reforma Protestante: Martinho Lutero publica suas 95 Teses. 2011 – O planeta Terra atinge 7 bilhões de pessoas.
FOTO DO DIAQUEBRA-QUEBRA EM CACOAL III
A conta chegou pesada para muitos pessoas – talvez alguns nem estivessem na turba, como o diretor do jornal “Tribuna Popular”, jornalista Adair Perin que só chegou a Cacoal no dia seguinte.
E teve caso da piada feita pelo jornalista Zé Orlando, na “Tribuna”. Foi na inauguração da sede da Câmara Municipal, em 1984. Ao comentar em sua coluna “Boca Maldita”, o Zé narrou o que ouvira de dois homens.
“Escuta, na Escritura Sagrada não diz que Cristo foi crucificado entre dois ladrões e um deles se arrependeu?”, perguntou o 1º, e o 2º respondeu: “Qual deles, o da direita ou da esquerda?”.
Dias depois o Perin já respondia a um inquérito, mandado abrir pelo governador Jorge Teixeira, presente à solenidade. O diretor da “Tribuna” só se livraria 3 anos depois.
Para o morador Luiz Zago a notícia chegou ao parar num posto da PRF em Minas Gerais, e ao ver “Cacoal” na placa do veículo um agente comentou sobre a situação na “Capital do Café”, e só aí o Zago soube do caso (*).
(*) Não havia telefonia celular no Brasil.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo