O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Quarta feira, 20 de novembro de 2024


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1919 – O padre Raymundo Oliveira é o candidato do Partido Republicano Amazonense a Superintendente (prefeito) de Porto Velho. Eleito, foi o único caso de religioso titular da prefeitura.
1949 – A Câmara Federal analisa projeto de eleições municiais nos municípios dos Territórios.
1954 – A banda nordestina “Cabras de Lampião” faz hoje seu 1º show para “a mais fina sociedade” portovelhense, no salão do Porto Velho Hotel.
1982 – Mesmo só elegendo poucos vereadores, o dirigente do PT jornalista Montezuma Cruz considera que isso foi o primeiro passo “em nosso processo de crescimento”.
1982 – Primeiro senador eleito pelo Estado, na única vaga de mandato de 8 anos, Odacir Soares anuncia sua candidatura ao governo em 1986.
1987 – Malária, fome e abandono. É a situação de parceleiros na região de Ariquemes, que culpam o Incra que os teria abandonado.
1990 – A direção estadual do PTB, da coligação liderada por Olavo Pires ao governo, anuncia que, “para honrar a memória” de Olavo, apoiam Osvaldo Piana na disputa do returno.
HOJE É
Dia universal da criança. Dia do auditor interno. Dia Nacional da Consciência Negra. Dia do Técnico em Contabilidade.
Católicos celebram São Gelásio, Santo Edmundo, São Félix de Valois,
BRASIL
1965 – Instituição do AC-4 que criou o bipartidarismo no Brasil. 1695 – Morre Zumbi dos Palmares (1655/1695).
MUNDO
1962 — A União Soviética retira os mísseis de Cuba e acaba uma crise internaciona l no Caribe.1989 – Adotada pela ONU a Convenção sobre os Direitos da Criança. 1985 — Lançamento da primeira versão do sistema operacional Windows.
FOTO DO DIACOMEÇAR TUDO DE NOVO
Um dia após praticamente definidos os eleitos de 1982, os olhares dos 3 litigantes (PDS, PMDB e PT) já estão na próxima, em 1986, quando além dos 24 deputados estaduais, 8 federais e 2 senadores, a vez da “cereja do bolo”, o governo do Estado
O dirigente do PT, jornalista Montezuma, disse que a legislação eleitoral quase teria inviabilizado o partido, mas deixou claro que a sigla aprendeu muito. No PMDB o vereador Paulo Strutos e o coronel Carlos Godoy anunciaram para 1986 um partido mais forte.
Eleito senador (8 anos), Odacir Soares anunciou que sua meta é o governo em 1986. Apesar de não se ter manifestado, a disputa já tem outro nome, o deputado federal e candidato derrotado ao Senado Jerônimo Santana, o único da sigla com dimensão estadual.
Já falando como deputado federal eleito, o delegado João Lucena Leal, que na listagem publicada pela imprensa aparecia em 5º lugar, já anunciava a solução da questão garimpeira como prioridade na Câmara Federal. Lucena não foi eleito.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo