O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Domingo, 04 de agosto de 2024


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1940 – Na inauguração do prédio do Grupo Escolar “Barão do Solimões”, a diretora Ilse Borges elogiou a contribuição social da Madeira-Mamoré que mandou construir a escola.
1946 – Na discussão da nova Constituição Federal as bancadas de Santa Catarina e Paraná querem a extinção dos territórios, criados em 1943, mas a matéria já fora aprovada na Comissão de Constituição e Justiça.
1951 – Convênio Brasil/Bolívia libera a vinda de gado daquele país para abastecer Porto Velho. A mesma edição registra a morte do cientista Jayme Aben-Athar, depois patrono da colônia de hansenianos na cidade.
1963 – O jornal Folha de Goiaz noticia a viagem de lambreta dos jornalistas Vinícius Danin e Milton Alves, a Brasília onde pediram ao presidente João Goulart liberação de verbas para concluir a rodovia
1983 – O juiz eleitoral Salatiel Soares preside o plebiscito que aprovou a proposta de elevação de Rolim de Moura a município.
1990 – A Polícia Federal concluiu ter sido engano da empresa fornecedora, ao mandar entregar material de campanha do PTR na Assembleia Legislativa, quando o endereço era em outro local de Porto Velho.
HOJE É
Dia Nacional da Campanha Educativa de Combate ao Câncer. Dia Nacional do Padre.
Católicos celebram São João Maria Vianney (patrono dos sacerdotes), Santos Justino e Crescenciano – mártires,
BRASIL
1894 — Nasce Carlos Luz (m. 1961), que em 1955, sendo presidente da Câmara dos Deputados, assumiu por 3 dias a Presidência da República. 1935 – Ocorre a 1ª transmissão de TV no Brasil, da emissora Tupy.
MUNDO
1693 – O monge Dom Pérignon inventa o champanhe. 1944 – Dedurados por um amigo, a Gestapo prende a família de Anne Frank, cujo diário é um libelo antinazista.
FOTO DO DIAAS VOLTAS QUE O MUNDO DÁ
Na discussão da Constituição de 1946 foi proposto anular o decreto 5.812, criador dos Territórios do Amapá, Rio Branco (Roraima), Guaporé (Rondônia), Ponta Porã e Iguassú. O Acre, Território desde 1904, não seria afetado.
A pressão maior era das bancadas de Santa Catarina e Paraná. Os Territórios criados em 1943 não tinham voz na Constituinte, porque só em janeiro de 1947 seriam eleitos deputados federais (um por Território).
No caso do Guaporé, com terras do Amazonas (bancada contra a extinção) e Mato Grosso (bancada dividida).
Em 1981 outra vez nas duas bancadas houve quem tentou impedir a criação do Estado – o que levou o governador Jorge Teixeira a querer ir a Brasília questioná-los.
Em 1981 havia uma explicação: devido ao êxodo de milhares de famílias, em grande parte oriundas dos 2 estados, para Rondônia, reduziria em muito os bolsões eleitorais de deputados.
Foi a 2ª vez que as duas bancadas tentaram bloquear o desenvolvimento de Rondônia, terra que deu a seus conterrâneos a oportunidade de vida que não tiveram lá.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo