O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Sexta feira, 13 de setembro de 2024


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1948 – Joaquim de Araújo Lima, autor da letra do poema “Céus do Guaporé”, depois hino oficial do Estado, assume o Governo do Território do Guaporé.
1967 – Assinado em Brasília o contrato para construção de todas as pontes da BR-364, no valor de 5 milhões de cruzeiros novos. (AM – ed 6.809 – Pág 1)
1979 – Nilo Pontes, comerciante, e João Travares, jornalista, lembram a expectativa para a notícia da criação do Território do Guaporé e a festa que foi a seguir. (Veja em FOTO DO DIA)
1982 – A abertura da Copa do Mundo será também a 1ª vez que todas as cidades rondonienses receberão o sinal da TV. Desde 1978 só Porto Velho e poucas outras já recebem o sinal.
1984 – O reitor Euro Tourinho Filho, confirma a 1ª eleição para a reitoria, “um marco da democracia na nossa universidade”.
1986 – O corte de CZ$ 200 milhões do Polonoeste para Rondônia foi devido à desatenção do governo estadual com o meio ambiente, conforme o deputado estadual Cloter Mota.
1987 – Acusando a presidência do TCE de “engavetar” a reestruturação do Quadro de Pessoal, servidores do Controle Externo do TCE ameaçam parar de trabalhar.
HOJE É DIA
Dia Mundial do Agrônomo. Dia Nacional da Cachaça. Dia Mundial da Sepse. Dia Nacional de Luta dos Acidentados por Fontes Radioativas.
Católicos celebram a 5ª Aparição de Nossa Senhora de Fátima, São João Crisóstomo, São Maurílio de Angers,
BRASIL
1943 – Pelo Decreto-lei 5.812/43, o presidente Getúlio Vargas cria os Territórios Federais do Amapá, do Rio Branco (depois Roraima), do Guaporé (Rondônia), Ponta Porã e Iguassú – os 2 últimos extintos a seguir.
MUNDO
1956 – Apresentado o “IBM 305 RAMAC”, 1º computador comercial a usar o armazenamento em disco. 1941 — Karl Fritzsch, experimenta o Zyklon B em ´risioneiros no campo de concentração Auschwitz. 1993 – Israel e Palestinos firmam novo acordo de paz, em Oslo, abrindo caminho para a retirada israelense de partes de Gaza.
FOTO DO DIAA FESTA DO TERRITÓRIO
Setembro 13/1943. Eram poucos os que tinham um rádio. Quem tinha ligava o som alto, para ser ouvido na rua ou, como o engenheiro Erse, que bem cedo no mercado dava as notícias da IIª Guerra Mundial.
Era 2ª feira. Veio um telegrama mandado do Rio de Janeiro pelo coronel Aluízio Ferreira: “Ouçam programa “Hora do Brasil” (Voz do Brasil).
Em casa o médico Ary Pinheiro (1910/1993) festejava seu 33º aniversário, mas quando saiu a notícia ele foi para a rua, atirando para o alto com uma espingarda.
Dois testemunhos no jornal Alto Madeira (Pág 3, dia 13.9.79):
“Logo que falaram no telegrama do coronel Aluízio, só podia ser sobre o Território. Desde cedo era só alegria, e quando saiu a matéria a cidade “explodiu”, festa no Clube Internacional, no Danúbio Azul e no “cliper” do João Barril, disse Tavares.
Nilo Pontes: “Rolou festa e cerveja desde cedo, na certeza que era a promessa do presidente Getúlio Vargas em 1940. Fui para casa e continuei tomando cerveja até que alguém gritou que éramos Território. Aí a noite virou dia”.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo