Guajará Mirim

Artista plástica retrata cultura do boi com a obra condecorada “Pajelança na Pérola do Mamoré”


A artista plástica, Patrícia Francisco Rodrigues Chagas, de nome artístico Patrícia Fran, residente em Guajará-Mirim, há dois anos, encantou-se com a cultura local e se dispôs a retratar a exuberância, beleza e riqueza da cidade e região.

Em telas com estilo próprio, onde os arabescos e cores predominam a artista foi agraciada com menção honrosa no Salão de Artes de Rondônia, concurso com a participação de 90 artistas de todo o território nacional. A obra condecorada “Pajelança na Pérola do Mamoré”, óleo sobre tela, no tamanho de 2,30 metros encontra-se exposta em local nobre na Casa de Cultura Ivan Marrocos em Porto Velho, com inauguração em 02 de abril de 2018. O quadro retrata o pajé do Boi Flor do Campo, em sua majestade, inspirada na apresentação ocorrida da feijoada de 2017.

A cultura do boi que está entranhada em quase todas as festividades da cidade sendo reconhecida em todo o âmbito estadual e nacional, sendo considerada como expressão real de cultura de Guajará-Mirim com o Duelo da Fronteira. A artista retratou majestosamente o momento mais esperado nos festivais: a apresentação do Pajé, realizando “pajelança”. O quadro em grandes dimensões está levando o nome da Pérola do Mamoré como um expoente também em sua cultura.

A artista tem suas obras expostas na 3ª Sala de audiências humanizada na Vara do Trabalho de Guajará-Mirim, onde também retrata as riquezas culturais da cidade, como a questão da fronteira e indígena, convidando as partes litigantes a entrar no mundo da arte.

Patrícia Fran pretende fazer, em breve, outras exposições solo, com uma coleção de obras retratando as questões culturais de Guajará-Mirim e da Amazônia, levando inclusive a grandes centros e outros países a cultura dessa cidade.

[2jslideshow 9951]

Fonte: Portal Guajará/ A Pérola do Mamoré.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo