Geral

URGENTE: Aviso aos brasileiros moradores ou de passagem por Cochabamba na Bolívia


Portal Guajará – Rafael Guilherme DRT:1768

Diante do clima agitado que vive a Bolívia, em razão de manifestações populares que ocorrem em suas principais cidades desde a noite de ontem, algumas das quais muito violentas, o consulado geral recomenda se evite a circulação urbana desnecessária e as viagens pelo território até a Normalização da situação para os residentes, especialmente na jurisdição de Cochabamba, as indicações dadas anteriormente à comunidade: a manutenção da precaução e as indispensáveis precauções individuais e coletivas face a esses incidentes, bem como a isenção contra o mesmo. Difícil Marco Político Nacional.

Tendo em conta a proliferação de atos públicos, mesmo com a participação de estudantes universitários, a polícia boliviana mobilizou amplos efetivos e pode agir de forma contundente para reprimir movimentos populares que continuem ocorrendo ou que venham se realizar ao longo dos próximos dias, com A intensificação de conflitos. Neste sentido, tendo em conta as limitações das autoridades bolivianas para garantir condições compatíveis de salvaguardas sociais, é importante manter uma atenção especial sobre o desenvolvimento imediato dos acontecimentos, especialmente os bloqueios que poderiam afetar de forma significativa as vias de transporte urbano, autoestradas e aeroportos É responsabilidade de cada um zelar pela sua própria segurança, evitando exposições desnecessárias em tempos de ânimos exaltados e posições políticas polarizadas.

Como já se observa hoje na rotina dos supermercados locais, é recomendável também manter reserva mínima de água e alimentos para a hipótese de que grandes paros populares incluam restrições ao setor de comércio em geral. Da mesma forma, dispor de meios de de comunicação por celular, para a necessidade urgente de contato com pessoas de confiança que, na Bolívia ou no Brasil, possam oferecer ajuda.

O serviço de assistência consular continuará a procurar a prestação do auxílio razoável aos brasileiros que venham a ser involuntariamente afetados por protestos e ações antissociais. Para tanto, é conveniente que os nacionais, tanto residentes como turistas, sejam devidamente documentados, com passaporte, notas de identidade e / ou matrícula consular.

A não ser em caso de razoável insegurança urbana, o consulado geral manterá diariamente o seu trabalho normal de trabalho, nos horários regulamentares. Em qualquer circunstância, contatos com a repartição poderão ser realizados pelo celular de trabalho: 7749-6496 (Whatsapp) e pelo celular de plantão, este fora do horário de trabalho: 7593-8885.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo