O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA


DE FÉRIAS – LÚCIO ALBUQUERQUE
1958. Rondônia não tinha televisão nem emissora de rádio, mas tinha dois jornais diários – Alto Madeira desde 1917 e O Guaporé, de 1952.
Nem todas as pessoas tinham um aparelho de rádio em casa, e era comum amigos se reunirem para “ver o jogo ouvindo a rádio …”, como diziam locutores durante a transmissão.
As emissoras mais ouvidas eram Nacional/RJ e Tupi, idem, mas dependendo do sinal, muitas vezes a estática exigia dos ouvintes atenção redobrada para entender a transmissão.
Final da Copa do Mundo de 1958, a turma se reuniu no Bancrevea Clube (hoje colégio Classe A – Centro) para ouvir, lógico, entre doses de uísque “White Horse”, a estática estava pior, mas dava para entender.
De repente, GOL!!! A turma não contou dúvida: “Gol do Brasil!!”. Foguetório, abraços etc. E mais “White Horse”. Foi quando chegou um amigo de todos.
“Vocês estão festejando gol? Estão torcendo pela Suécia?”. Protestos gerais, ele explicou: “A Suécia tá ganhando, o gol foi deles, está um a zero para eles”.
Fim do jogo Brasil 5×2, e primeiro mundial de futebol para o Brasil.
(Esron Menezes (foto, jornalista, professor, historiador e um dos membros do grupo)


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo