O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Segunda feira, 20 de novembro de 2023


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1919 – Amanhã (21) as repartições púbicas não funcionarão, por ser a data em que o Amazonas fez sua adesão à República.
1947 – O governo do Território e os salesianos programaram vasta programação para o dia 30, data do 1º ano de sagração episcopal do bispo de Porto Velho, D. João Batista Costa.
1956 – O juiz Joel Quaresma de Moura confirmou a realização, dia 8 de dezembro, do I Congresso de Magistrados de Territórios, em Porto Velho.
1981 – A poucos dias da criação do Estado de Rondônia, o governador Jorge Teixeira vai expor, no “Encontro do Centro Oeste”, em Brasília, o tema “Rondônia, a nova fronteira”.
1981 – O vereador João Bento da Costa (MDB) foi contido por funcionárias da Câmara, ao ameaçar agredir, em plenário, o líder do PDS Amizael Silva.
COMEMORE
Dia Universal da Criança. Dia do Biomédico. Dia do Auditor de Controle Externo. Dia do Técnico em Contabilidade. Dia da Consciência Negra.
Católicos celebram São Gelásio. Santo Edmundo. Santo Otávio, São Solutor e Santo Adventor
BRASIL
1965 – Pelo Ato Constitucional nº 4 são extintos todos partidos políticos e criados dois, a Arena e o MDB. 1830 — O jornalista Líbero Badaró é assassinado, com forte impacto negativo para a política do Império do Brasil.
MUNDO
1959 – Publicada pela ONU a Declaração dos Direitos da Criança. 1910 – Morre Liev Tolstói (n. 1828), escritor russo, autor de “Guerra e Paz” e “Anna Karenina”.
FOTO DO DIA
A REALIDADE DE RO
O governador Jorge Teixeira fará nesta data o que deve ser seu último pronunciamento, para uma plateia formada por governadores, parlamentares, ministros de Estado e empresários, na condição de governador de Território, abordando o tema “Rondônia – Uma nova Realidade Político-Institucional”, no encerramento do “Encontro Centro-Oeste – a Nova Fronteira Ano II”, em Brasília..
Constituído Território em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, Rondônia vem apresentando um índice de desenvolvimento demográfico e econômico nos últimos 10 anos, daí, como têm dito lideranças diversas locais, “já não caber mais na condição de Território”.
O discurso de Teixeira vai abordar os problemas que a condição de Território vêm entravando o desenvolvimento rondoniense, mas também as possibilidades que Rondônia, passando a Estado, terá de contribuir mais com o país.
Teixeira também deverá fazer cobrança ao Poder Legislativo, lembrando que falta apenas a aprovação do projeto para que Rondônia deixe de ser Território.
F. Teixeira (com o presidente da Codaron William Cury), em Brasília para o Encontro.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo