O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Terça feira, 20 de agosto de 2024


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
20.08.24 – BOM DIA!
RONDÔNIA
1783 – Inaugurado o Real Forte do Príncipe da Beira.
1941 – O Conselho de Segurança Nacional manda cadastrar todos os comerciantes do município, na faixa de 150 Kms da fronteira da Bolívia.
1957 – Com a licença do deputado Joaquim Rondon, toma posse na Câmara Federal o suplente Renato Medeiros, que em 1962 foi eleito deputado federal e em 1964 teve o mandato cassado.
1967 – O governador Assumpção Cardoso instala, presidido pelo advogado Odacir Soares, a Fundação de Habitação Popular de Rondônia.
1981 – Em Vilhena, o prefeito Arnaldo Martins é informado pelo ministro Délio Jardim de Matos (Aeronáutica) da liberação de CR$ 50 milhões, para concluir o asfaltamento do aeroporto da cidade.
1986 – Sob forte risco de desabastecimento total, o governo compra 92 toneladas de carne e o presidente da Facer, Cláudio Feitosa, sugere comprar carne na Bolívia.
1990 – Fiscais do Ibama multam os proprietários da fazenda Nova Vida, entre Jaru e Ariquemes, pelo uso de Tordon (Agente Laranja), que está prejudicando a floresta no entorno.
HOJE É
Dia do Vizinho (ou celebrado a 21 de dezembro). Dia Mundial do Mosquito. Dia do Maçon.
Católicos celebram Santa Maria de Matias, São Bernardo de Claraval, São Samuel – Profeta,
BRASIL
1889 – Nasce Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas (m. 1.985), poetisa que o mundo reverência por Cora Coralina.
MUNDO
1858 — Charles Darwin (1809/1882) publica sua teoria da evolução através da seleção natural. 1940 – “Nunca tantos deveram tanto a tão poucos”, discurso feito por Winston Churchill (1874/1965) que inspirou a Inglaterra a vencer os alemães. – A mando do ditador russo Stalin, é assassinado no México, onde estava exilado, seu ex-aliado Leon Trotsky. 1960 – Tropas lideradas pela Rússia, invadem Praga, capital da Tchecoslovaquia.
FOTO DO DIA
A MESMA COISADeputado Zé do Prado lê o expediente da Assemblei e poucos prestam atenção. Para, e a[i todos olham para ele. O presidente Amizael Silva manda ler de novo e o Prado arremata: “Diretor do HB disse que deputado e merda são a mesma coisa.”
AVIÃO SEM TETO
1978 – O Ferroviário vai para o Copão da Amazônia, no Acre, com a equipe da Rádio Caiari no mesmo avião. O técnico de som vai de ônibus e 2 dias depois e explica: “No aeroporto disseram que o avião não tinha teto. Se com teto ele cai, imagina sem…”
PUXASAQUISMO
No governo Osvaldo Piana chefiei por 6 meses a Imprensa. Pressionado por pessoas do entorno dele a demitir do DER o jornalista Carlinhos Araújo (assessor de campanha do Raupp), pedi para sair. Uma semana depois o Carlinhos foi demitido.
DE ASSESSORIAS
Um órgão da área agrícola anuncia um fato de “insuma” importância. “Insumo” sei o que é, mas “insuma” não. O gabinete do deputado Genival Nunes no Dia do Vereador (1.10) manda às Câmaras um telegrama abrindo com: “Vereador, incansável e tonitroante…” e vai adiante.
Um dos times do Ferroviário no Copão da Amazônia


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo