O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1923 – Presidida pelo professor Alencarliense Costa, foi instalada em Porto Velho a Liga Cívica.
1949 – 1 – Fracassa nova expedição para encontrar o tenente EB Fernando Oliveira, desaparecido em 1945 na região da (hoje) hidrelétrica de Samuel. 2 – O Colégio Dom Bosco passa a ter ensino noturno.
1984 – O deputado federal Orestes Muniz (PMDB) instala o “Comitê (Estadual) Suprapartidário pelas Diretas Já”.
1985 – Relator da Constituinte de 1983, o deputado Amizael Silva, do PDS, é eleito presidente da Assembleia Legislativa.
1991 – Restam poucas vagas para compor o “primeiro escalão” do governador eleito Osvaldo Piana, que assume a 15 de março.
HOJE É
Católicos celebram Santa Valburga, São Luigi Versiglia, São Callistro Caravaggio, São Nestor,
BRASIL
1551 – O papa Júlio III cria a 1ª Diocese no Brasil, a de São Salvador. 1945 – Morre o escritor Mário de Andrade (n. 1893), que em 1927 veio a Porto Velho. 1951 – O Brasil ganha 32 medalhas nos I Jogos Panamericanos, em Buenos Aires.
1967 – O presidente Castelo Branco cria o Ministério das Comunicações.
MUNDO
1841 – Nasce Pierre-Auguste Renoir (+1919), pintor francês.
FATO DO DIAEDUCAÇÃO EM RO (III)
O professor José Valdir Pereira ocupou várias funções da Educação nos governos Humberto Guedes e Jorge Teixeira. Sua primeira experiência foi em 1975 como adjunto do professor Jerzy Badocha, que antes de ser titular da Seduc fora diretor de Educação do Incra.
Quando o governador Guedes criou as secretarias – até então eram divisões, o governo, sem qualquer estrutura, enfrentava o desafio da migração chegando a Rondônia de todos os meios e o Incra, único órgão com recursos, era superado pelo volume e pelas necessidades dos que chegavam.
Valdir chegou a RO aos 6 anos, levado pelos que depois de uma passem por seringal se instalaram em Porto Velho. “Passei toda infância, adolescência e fase adulta em Porto Velho. “Em 1975 eu era professor quando fui chamado para ser o adjunto do professor Badocha” (deputado constituinte em 1983). “Na época qualquer viagem para inspecionar ou qualquer trabalho da Seduc, pela BR, era uma aventura”.
Ele destaca que uma das providências que deram certo foi a criação das Agências Regionais de Educação e Cultura, AGREC’s, pelo apoio às secretarias dos municípios que passaram a ser criados a partir de 1975.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo