O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Quarta feira, 01 de novembro de 2023


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1949 – O gado trazido da Bolívia para abastecer Porto Velho, vindo em trens da Madeira-Mamoré, fica até uma semana nos vagões que os conduzem, provocando protestos em Porto Velho.
1967 – A prefeitura de Porto Velho convida a população para o lançamento da pedra fundamental do novo cemitério, denominado “Cristo Redentor”.
1981 – O governador Jorge Teixeira diz ter a base pronta para o Estado e no Congresso, o deputado Júlio Martins (RR) quer votar a lei em caráter de emergência.
1984 – Porto Velho sedia a 18ª Base Aérea do país, inaugurada pelo presidente João Figueiredo e pelo ministro da Aeronáutica Délio Jardim de Matos.
1988 – Sem repasses previstos em lei, o Poder Judiciário rondoniense está de “pires nas mãos”, até para pagar contas de luz e água, e é possível que requeira intervenção federal no Estado.
COMEMORE
Dia Mundial do Vegetarianismo
Católicos celebram Dia de Todos os Santos
BRASIL
1971 – O presidente Emílio Médici (1905/85) torna a educação física matéria obrigatória em todas as escolas. 1501 — Descobrimento da Baía de Todos-os-Santos, no litoral baiano. 1909 — Nasce Vicente Feola (+ 1975), técnico da seleção brasileira campeã mundial de 1958. 1980 — No ar o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).
MUNDO
1512 — O teto da Capela Sistina, pintado por Michelangelo, é exibido ao público pela 1ª vez. 1995 — Liderado por Nelson MANDELA o Congresso Nacional Africano vence as eleições na África do Sul.
FOTO DO DIA
A AVENIDA MAIS LARGA DE RONDONIA
Uma das mais largas avenidas de Rondônia, e tenho poucas dúvidas se há alguma mais larga no Estado, é a 25 de Agosto, nome que recebeu ao atravessar no sentido leste-oeste a cidade de Rolim de Moura.
O nome da avenida, conforme Arno Voigt (*), foi decisão do prefeito de Cacoal Reginaldo Joca, que deixou ao administrador de Rolim, Francisco Moreira nominar as ruas da vila, mas que deixasse a ele batizar duas, a Norte-Sul e a que designou “25 de Agosto”.
Em 1978, segundo o advogado José Lopes, então chefe do Grupamento Técnico do PIC Ji-Paraná, órgão do Incra com sede em Cacoal, a ligação rodoviária era via Pimenta Bueno e daí pela linha 184.
Narra Lopes: Havia, àquela altura, proposta de ligar a BR até Costa Marques, pela 184. Eu disse ao topógrafo Napoleão Pereira que a partir do eixo da picada fosse feita demarcação com 50 metros de distância, dali a cada um dos lados”.
Lopes admite que o nome 25 de Agosto pode ter sido devido a ser naquele mês a data maior do patrono do Exército Brasileiro, Duque de Caxias, cuja data é 25 de agosto.
(*) https://www.tribunatop.com/noticia/20549a
Foto Rolim de Moura, início da década de 1980.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo